07 setembro 2016

RE: Res: Pensando no Roteiro pro curta do Gospelcine (23/03/11)

De: Victor Peres e Perez <vitaoperez@hotmail.com>
Enviado: quarta-feira, 23 de março de 2011 13:31
Para: tassia.gregati@hotmail.com; Jéssica Gabrielle; vi.777@hotmail.com; daniparoli@hotmail.com; jobc89@hotmail.com; jonas.eduardo.dias@hotmail.com; goncalves_lcs@hotmail.com
Assunto: RE: Res: Pensando no Roteiro pro curta do Gospelcine (1)
 
Gente, voltei pra casa com aquelas interrogações na cabeça e acabei tendo uma ideia!!
Vou tentar trasmitir o espirito da coisa pra vcs! (É levemente inspirada na parabola do bom samaritano, tá?! é bom avisar hehehe!!)

SEI QUE É MEIO GRANDE, MAS É PRATICAMENTE UM ROTEIRO!!

O curta começa com aquela cena do rapaz sendo agredido com a lampada no meio da Paulista! E repete a pancada com a tomada mais fechada (tudo sem som até ai).. a camera bem proxima do chão vemos uma cabeça caindo.. o rosto vira meio ensanguentado...
Um plano, que seria um pouco a perspectiva do cara, aponta para o céu (ou arranhaceus) até que um rosto olha diretamente pra camera( vai entrando o som ambiente em fade in).. no mesmo plano sequencia a gente moveria a camera para mostrar o corpo no chão e as pessoas se aproximando para ver o que aconteceu... surgem aqueles coméntarios meio sobrepostos: "Meu Deus, alguem chama uma ambulancia".. "não se mexe não, moço..." "o que que aconteceu com ele??" (PRODUÇÃO: pensei numas 7 pessoas com idades e perfis variados).. um rapaz no meio da bagunça saca um celular e comaça a filmar também! Vamos usar as imagens dele no proximo plano..
O cara caido no chão com o rosto sangrando.. um homem de terno meio cafona (na cor bege que é pra não parecer executivo) e biblia na mão se abaixa ao lado do rapaz e começa a conversar com ele.. "o que aconteceu?! por que fizeram isso com você?" ele levanta a cabeça como quem ouve a explicação de alguém que esta em volta... então ele volta a conversar com o rapaz "menino, você não pode fazer essas coisas... você precisa se arrepender... Deus ama o pacador, mas abomina o seu pecado..." e segue pregando pro cara quando na verdade o que ele precisava era de socorro!!
No plano seguinte voltamos a camera principal e vemos que uma jornalista está se aproximando da multidão.. conversa rapidamente com algumas pessoas e pede pro pessoal abrir espaço.. dá uma ajeitada no cabelo antes de começar a gravação.. quando o camera da o sinal de que esta valendo cortamos para a camera do telejornal!
"Estamos aqui na Paulista, ao vivo, com mais um caso de violencia na cidade de São Paulo!! Este jovem caminhava pela rua quando foi brutalmente atingido por um grupo de marginais! Ele esta caido na rua a horas aguardando socorro e até agora a policia não fez nada!! Pessoas que passavam na rua pararam para ver o que aconteceu.. Atenção! Ele está tentando dizer alguma coisa! Vamos ouvir essas que podem ser suas últimas palavras!" a camera do jornalista se aproxima do rosto do rapaz e o microfone proximo a sua boca... "me ajuda.. por favor.." a jornalista (sensacionalista, como vocês ja devem ter notado) volta a falar: "É um absurdo!! O jovem está implorando por socorro e ninguem faz nada!! Onde estão as autoridades? Isso não pode continuar" (detalhe, na legenda no telejornal vemos "Jovem homosexual é agredido no centro de São Paulo"). Uma sirene faz a transição sonora para voltarmos a camera principal!
por questões de produção não precisamos mostrar a ambulancia.. apenas dois médicos entrando no meio do pessoal com certa dificuldade... depois que entram o pessoal fecha novamente o cerco. 
Corta para uma cena da ambulancia na rua furando o transito!! (podemos pegar qq uma desde que não mostre nem a placa nem o motorista! Pode ser de lado é só esperar num ponto de onibus da rebolças ou de cima se ficarmos de plantão em alguma ponte da marginal!) Corta para um plano de dentro da "ambulancia" e vemos o enfermeiro conversando com o motorista: "Que absurdo, né?! Um monte de gente em volta e ninguem faz nada.." "pois é.. acho que as pessoas estão se acostumando a ver esse tipo de coisa.." " é verdade.. todo dia tem alguem arrebentado na rua, né?!" "pois é.. as vezes eu fico me perguntando quem será o próximo..." "Deus me livre"!  Corta para a imagem de uma calçada, gente entrando e saindo de um predio enquanto ouvimos o som da sirene da ambulancia se aproximando e desligando.. a camera sobe lentamente e mostra a fachada do hospital! (ANEXO)

É isso!! hehehe espero que tenham gostado! Sei que a produção parece meio complexa, mas acho que não é tanto assim e que vale a pena! Do ponto de vista do contexto temos uma sociedade anestesiada diante do problema dos outros e onde cada um se aproxima dos outros visando seu próprio interesse! Do ponto de vista estético mostraremos a diversidade de midias e formas de capturar a imagem que exitem hoje em dia.. uma pluralidade visual, pois pegaremos imagens de camera de segurança, de celular, de "tela de tv" e uma imagem limpa, que eu chamei de "camera principal", que seria aquela usada na maioria dos filmes!!

Sei lá!! Criticas?! Sugestões?! Apoios?!

abs a todos
e vamo que vamo!!

Victor Perez 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caso interessar, comente!