11 novembro 2010

MEMÓRIAS PÓSTUMAS...

de Victor Perez 
ao vírus que primeiro desconfigurar este blog...

QUESTÕES FAMILIARES

     Enquanto a maioria das pessoas perguntam se Capitu traiu ou não Bentinho, minha desconfiança é outra. Será que Brás Cubas, realmente, não teve filhos? Se não, quem teria transmitido para mim este legado de miséria? Se sim, surge uma dúvida maior: Quem seria minha bisavó, a dos 11 contos (onde está essa grana?) ou a coxa (por que feio, se não sou coxo?)?

IDÉIAS FIXAS

     Mas deixemos de lado essas questões familiares, os fundadores de Roma também desconheciam suas origens e nem por isso foram menos importantes para história. Façamos uma breve comparação entre narradores. Enquanto Brás morreu por causa de uma única idéia fixa, eu convivo com dezenas delas. Contudo, os que não suportam essa verdade, dizem que isso é teimosia. 

A PANACÉIA

     Agora, não estamos aqui para falar de diferenças somente. Memórias Póstumas de Brás Cubas encerra esta série merecidamente, senão veja: "o que me influiu principalmente foi o gosto de ver impressas nos jornais, mostradores, folhetos, esquinas e enfim nas caixinhas do remédio, estas três palavras: Emplasto Brás Cubas". Pena que Brás Cubas tenha esperado a morte para admitir tão belo e corajoso narcisismo! Não cometerei o mesmo erro, caro leitor. Também tenho idéias milagrosas para o mundo, idéias para acabar com a injustiça e a fome, idéias que cabem num frasquinho de remédio, sem bula nem contra-indicação, embalado discretamente para parecer ainda mais honrado. E o leitor poderá provar deste emplasto, caso interessar...

2 comentários:

  1. muitos detalhes... muito dificil...

    porém, foi um bom fim de série!

    ResponderExcluir
  2. Eu achei que o pessoal não deve ter gostado do final.. pode parecer prepotente pra quem fizer uma leitura desatenta! Mas como disse Brás, "se te não agradar, pago-te com um piparote, e adeus!"
    A você, fina leitora, sou grato pelo comentário!

    ResponderExcluir

Caso interessar, comente!